Mais um recanto de beleza escondida no Porto. Localizada na Avenida 25 de Abril, na freguesia do Bonfim, a Praça das Flores é um ponto de encanto e de descanso para os visitantes e moradores que transitam por ali. Entre as paragens de metro Estádio do Dragão e Campanhã, e com diversas paragens de autocarros em seu redor, é um local de fácil acesso para os amantes de natureza.
Nos tempos de invasões francesas, a Praça das Flores denominava-se como Campos de Godim. Em 1891, Largo do Forjô, 1903, Praça das Flores, porém o nome não se manteve desde essa época. Tornou-se Praça do Doutor Pedro Teotónio Pereira em novembro de 1945, mas retornou para a nossa querida Praça das Flores em 1 de janeiro de 1980 que se manteve até os dias atuais.
A praça conta com um belo fontanário, relíquias preservadas e mais de oito espécies de flores, incluindo a mais chamativa e vistosa: a formosa Íris Germânica. É um ponto no Porto em que a natureza é observada e aproveitada em todos os cantos. A Natureza é o fenômeno em que os mais diversos tipos de seres vivos, incluindo plantas e animais, na qual as mudanças são espontâneas. É o curso de um crescimento natural do próprio universo.
“Sou muito ligada à cultura japonesa e, nela, a natureza é extremamente destacada e valorizada. Acredito que é uma forma de reequilíbrio, uma forma de reconexão com a terra. Quando se está próximo de uma árvore ou deitada na relva, é possível sentir tudo aquilo que nos rodeia. A natureza desconecta-nos de todos os aparelhos eletrônicos que movem a rotina insana do dia-a-dia”, desabafa Rafaela Hattnher, 26 anos, estudante de Arquitetura no Brasil, que está a realizar um período de mobilidade em História da Arte, na Universidade do Porto. Não há como ver o nascimento de um ser vivo e não nos emocionarmos. Os adoradores desta maravilha devem descobrir este pequeno lar de ar puro. Visitantes ou moradores, não deixem de visitar o indescritível Jardim das Flores.
Escrito por: Larissa Previato Nogali
Fotografia por: Larissa Previato Nogali
Comments
Post a Comment