Parque da Cidade do Porto


Com 83 hectares de zonas verdes, o Parque da Cidade do Porto é considerado um dos maiores parques urbanos do país. Foi em 1993 que a primeira fase do projeto original do Arquiteto paisagistas Sidónio Pardal foi inaugurado e finalizado em 2002, com a construção da sua Frente Marítima.

Neste espaço é possível encontrar cerca de 10km de caminhos rodeados de relvados e espaços arborizados, permitindo aos seus visitantes desfrutar de agradáveis caminhadas em comunhão com a natureza. Não podiam faltar ao longo destes percursos locais que permitem um pequeno descanso e ao mesmo tempo a contemplação de tudo o que os rodeia.

Este é um parque com uma paisagem sofisticada e pensada ao pormenor, com lagos, flora e fauna muito variada e devidamente integrada no interior da cidade que o rodeia. É um espaço no centro de uma cidade e que mesmo assim possibilita uma “escapadela” da mesma, onde é possível não perceber que ainda estamos numa área densamente povoada.

O Parque da Cidade conta com uma vasta diversidade no que diz respeito à sua fauna. Com o passar dos anos esta tem vindo a aumentar e a fixar-se de forma natural. Cisnes, patos bravos, coelhos, gansos, peixes, sapos, répteis entre outros, chamam a este parque da cidade de casa. Esta é também uma zona que serve de palco a vários percursos migratórios de aves, dos quais é possível destacar a garça.


No que diz respeito à flora o parque não fica muito atrás. É possível de aqui encontrar 74 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e 10 espécies de plantas aquáticas. Em conjunto estas espécies ascendem a dezenas de milhares de exemplares. As espécies predominantes são as caducifólias (plátanos, bordos, bétulas, salgueiros e eucaliptos) intercaladas com as resinosas (pinheiros, zimbros e camecíparis).










Se acompanharmos as linhas do parque é possível destacar alinhamentos vegetais mais densos que assumem a função de barreira de isolamento visual e sonoro. Esta seleção cuidada permitiu a criação de uma arquitetura de espaços muito diversificada e interessante, quer revelando as vistas ou fechando outros espaços ao mesmo tempo.
Dentro do Parque é possível ter acesso vários locais complementares como o Pavilhão da Água, o Sea Life Center e o Núcleo Rural do Aldoar.



Um Parque que dá acesso direto à praia, localizado no centro de um meio urbano faz com que este seja um espaço muito procurado por locais e turistas que querem conhecer um local diferente e que lhes permite uma ligação à natureza no meio de uma cidade.

Redigido por: Andreia Castro
Fotografias de: Victoria Franco

Comments