Liquidambar: A árvore mais bela no Outono


O Liquidambar é uma árvore de folha verde na Primavera e Verão e muito colorida durante o outono, acabando por cair mais tarde. Esta árvore existe em vários locais do Porto, como é o caso do Jardim Botânico, do Jardim de Serralves e da Praça Coronel Pacheco, porém a sua origem é da América Central e do Norte.
Em particular, um dos jardins que constitui o Jardim Botânico do Porto, chama-se Jardim do Liquidambar devido à presença desta árvora naquele sítio.



Segundo Joana Tinoco, uma das responsáveis pela flora no Jardim Botânico, durante o outono as folhas variam entre o vermelho, o amarelo, o laranja e o castanho. Isto faz com que haja uma paisagem belíssima na cidade do Porto numa época do ano em que a meteorologia não é assim tão bonita. As folhas parecem estrelas devido às suas pontas bicudas, e costumam ter aroma.



O nome liquidambar provém da cor âmbar da seiva que é derramada pela árvore quando é cortada ou ferida. A seiva tem um cheiro agradável, é utilizada para a criação de perfumes, medicamentos e produtos de higiene.
A árvore do âmbar, como também é conhecida, pode atingir os 20 a 30 metros de altura. A sua copa é de formato piramidal/cónica e os seus ramos têm um aspeto muito único pois a casca da árvore forma-se em placas nas pontas e cria formas bastante estranhas.



Os frutos do Liquidambar têm um formato esférico com pequenos picos. Cada cápsula/fruto tem uma ou duas sementes e são secos.
Partilha connosco as tuas fotos desta árvores belíssima!


Redigido por: Francisca Rehbein
Fotografias por: Francisca Rehbein

Comments