O Jardim do Passeio Alegre está situado na freguesia da Foz do Douro, na cidade do Porto. Este local, como tantos outros, compõem a lista de pontos de referência características da cidade, estando classificado como um imóvel de interesse público.
O Jardim do Passeio Alegre foi construído no final do século XIX pelas mãos do arquiteto Émile David que participou na sua composição deslumbrante.
Este passeio é composto por uma Alameda de Palmeiras, acompanhada por elementos arquitetónicos. Apresenta diversos monumentos e património classificado, como por exemplo, os dois “Obeliscos de Nasoni”, a “Casa de Visconde de Oliveira”, a “Casa dos Oliveira Maya”, a “Capela da Nossa Senhora da Lapa”, a “Igreja de São João Batista”, o “Chafariz do Passeio Alegre”, o “Farol de São Miguel-O-Anjo”, o “Quiosque no Jardim do Passeio Alegre”. O quiosque, conhecido como Chalé “Suisso”, um monumento nacional que em tempos era um ponto de encontro para artistas, escritores e intelectuais.
Vista de Nascente - Obeliscos de Nasoni - por José Magalhães |
Neste local é possível encontrar os sanitários públicos decorados com azulejos Arte Nova e louças inglesas, construídos em 1910. Mais tarde, foi construído um campo de minigolfe, onde são organizados vários campeonatos de golfe.
Um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto, onde o elétrico é o transporte mais usado pelos turistas para lá chegar, que desfrutam da boa localização que rodeia o Parque e Jardim do Passeio Alegre. Este local caracteriza-se pelo seu estilo romântico e pela variedade de espécies vegetais. As árvores centenárias sobressaem neste jardim, pois oferecem sombra e tranquilidade para quem lá passa. O jardim é marcado com evidência por uma alameda de Palmeiras das Canárias, classificadas também como interesse público. Os Pinheiros-de-Norfolk, de uma espécie Araucária-de-Norfolk, com mais de 120 anos. Os metrosideros excelsa, uma planta conhecida pelo nome árvore-de-fogo, originária da Nova Zelândia.
Metrosíderos - por Câmara Municipal do Porto |
Aveleda das Palmeiras - por Câmara Municipal do Porto |
Pinheiros de Norfolk - por Câmara Municipal do Porto |
O Jardim do Passeio Alegre é um ponto de referência, principalmente na época de verão, para um domingo relaxante, repleto de música. É neste espaço que decorre o festival “Porto Sunday Sessions”, co-organizado com a Câmara Municipal do Porto que contou com a sua 6ª edição no ano passado, e esteve presente em mais dois jardins da cidade.
Redigido por: Marta Santos
Comments
Post a Comment