Aesculus hippocastanum, nome científico, é uma árvore proveniente do Este da Europa e costuma atingir entre os 25 a 35 metros de altura. As suas flores nascem em conjuntos com formato cónico. Quando ainda são recentes, os vários grupos de flores assemelham-se à parte branca da couve flor, porém depois de florir adquirem tons rosados.
Apesar de o seu nome comum ser Castanheiro da índia, esta árvore não é proveniente da índia mas sim do Este da Europa como referido anteriormente. Segundo o site de Serralves, deduz-se que este nome lhe foi atribuído devido à confusão feita pelo homem que desenhou pela primeira vez esta árvore. O seu nome era Mathiolli, médico do Imperador Maximiliano II, e desenhou esta árvore após ter recebido vários frutos da Turquia, que, à semelhança da índia é um país asiático e terá gerado esta confusão.
Mesmo tendo o nome de castanheiro, esta também não dá castanhas, mas sim sementes que são muito semelhantes aos frutos do castanheiro, as castanhas. Segundo o site Tua Saúde, a castanha da índia é utilizada para o tratamento de vários problemas de saúde como inflamações e dores menstruais. O site deixa ainda receitas de chá das folhas do castanheiro da índia e de tintura para o tratamento de varizes através da utilização de pó do castanheiro.
O Porto Gardens encontrou estes Castanheiros da índia no parque de estacionamento em frente à Casa Agrícola (traseiras do Shopping Cidade do Porto), mas existe também noutros locais do Porto como é o caso do Jardim de Serralves.
Redigido por: Francisca Rehbein
Comments
Post a Comment