A Galinha-De-Água

A Galinha-de-Água pertence à ordem Gruiformes, da família Rallidae, ao género Gallinula e à espécie G. Chloropus. É uma ave aquática que pode ser encontrada junto a sistemas lagunares, evitando águas salgadas. Como exemplo, esta espécie está presente no Parque da Cidade do Porto.
Esta altura a presença é mais reduzida, apesar de qualquer época do ano ser boa para a sua observação. Após o mês de setembro até ao mês de março a sua presença é muito forte no parque mais rico em fauna e flora da cidade do Porto.
A Galinha-de-Água apresenta um estatuto de conservação pouco preocupante, segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. É uma espécie cinegética, no entanto o seu estado de caça é reduzido.


Esta espécie é de fácil identificação, pelo facto de apresentar uma combinação de contraste. O seu bico de cor vermelha e o seu corpo escuro com patas claras. Uma curiosidade sobre a galinha-de-água é que ela apresenta algumas adaptações a este meio, como ter os dedos muito compridos. Esta característica permite-lhe caminhar sobre a vegetação flutuante. As suas asas são curtas e arredondadas, com uma cauda relativamente comprida, sendo que muitas têm a capacidade de nadar.


A Galinha-de-Água é uma espécie omnívora, alimentando-se de recursos vegetais – erva e brotos - ou de animais – insetos, crustáceos e pequenos vertebrados. A sua reprodução é feita em ninhos grandes e resistentes, constituídos de folhas e capim, com uma pequena abertura lateral. Os ovos assumem várias cores: amarelo, rosado ou branco.
Pode afirmar-se que são aves tímidas, pois a maior parte delas escondem-se na vegetação durante o dia, saindo geralmente na parte da tarde para procurar alimento. Outra curiosidade é que são aves inquietas, através da observação do constante movimento das suas caudas, que são levantadas verticalmente.
Redigido por: Marta Santos
Fotos de: CERVAS


Comments