O mais antigo jardim Portuense

O jardim de Marques de Oliveira, conhecido como jardim de São Lázaro foi inaugurado a 1834. Localiza-se no Passeio de S. Lázaro, onde a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Biblioteca Municipal são uma referência.

Jardim de Marques de Oliveira -Vista central - vista para o lago

No princípio do século XVIII, esta zona já era chamada de São Lázaro, tempo em que existia uma gafaria/hospital medieval, chamada de hospital de leprosos ou casa dos Lázaros. O primeiro jardim da cidade portuense até 1833 era o recinto de uma feira.
Lago do jardim de São Lázaro

Ao longo do tempo o jardim foi sofrendo alterações de diversos artistas, como exemplo, uma intervenção paisagística em 1969 de Emílio David. O jardim possui diversas esculturas, entre elas, a obra de Soares dos Reis que é a estátua de Marques de Oliveira. O coreto fundado em 1833 apresenta-se como uma das esculturas mais valiosas do país. A fachada barroca do antigo convento de São Lázaro pode ser encontrada a sul do jardim (da autoria de Nicolau Nasoni) e a norte existe uma fonte em mármore.
Estátua de Marques de Oliveira - Autoria Soares dos Reis

Jardim de Marques de Oliveira - Coreto

O jardim de São Lázaro é o jardim mais antigo da cidade do Porto e traduz-se pelas suas sensações românticas. É composto por um gradeamento, com quatro entradas em cada canto, que produzem linhas diagonais para o seu centro, onde se situa o lago. O centro do jardim caracteriza-se pelo lago que é rodeado por doze imponentes magnólias (magnólia grandiflora), mas que atualmente tem presente a espécie de flores Iris Hollandica. Algumas das árvores, que constituem este magnífico espaço, são das mais antigas da cidade. A poente e a norte, os canteiros caracterizam-se pelas numerosas camélias e alguns cedros. Também podem ser encontradas tílias nas alamedas periféricas do jardim.

Flores – Iris Hollandica

Uma das árvores mais antigas do jardim


Cedros

Árvore de camélias

Atualmente, o jardim de S. Lázaro é mais frequentado por grupos de senhores para um convívio diário. É um local carregado de história e de magia e quem lá entra é surpreendido pela sua envolvência. O jardim mais romântico da cidade é mais requisitado nos dias mais quentes, por ser fresco e tranquilo. Finalizando, este espaço é de acesso gratuito e possui um horário de funcionamento, estando aberto ao público das 9 horas até às 19 horas.


Jardim de São Lázaro - uma das entradas


Redigido por: Marta Santos
Fotos de: Marta Santos

Comments