Grupo de pombos num jardim |
Podes amá-los ou odiálos, mas os pombos vão estar sempre pela cidade
A realidade é que é inevitável passear pelo Porto sem avistar o Columbia livia, mas calma... se estás a perguntar do que é que estamos a falar, então vais reconhecer esta espécie pelos seus nomes mais usuais: pombo comum, pombo doméstico ou pombo das rochas. É uma espécie da família Columbidae, e esperamos que o teu interesse aumente no que diz respeito a estas aves. Então vem com o Porto Gardens descobrir algumas curiosidades!
1-Pombos foram de facto muito importantes para as guerras
Mesmo que seja difícil de acreditar, já que eles estão associados ao símbolo da paz, os pombos foram usados como meio de comunicação nas guerras, pois, assim, o inimigo não poderia intercetar as mensagens.
2-Visão de Falcão, eles veem tudo
Esta espécie possui uma excelente visão, veem o mundo como um caleidoscópio de cores, e até mesmo luz ultravioleta, que nós humanos não somos capazes de ver.
3-Podes não te lembrar dele mas ele vai-se lembrar de ti
Os pombos desenvolveram habilidades para reconhecer humanos, principalmente daqueles que os maltratam. Portanto pensa bem antes de chatear um pombo!
4- Porque é que os pombos não levam choque?
É comum vermos pombos a voar e aterrar em cabos de eletricidade, mas porque é que não lhes acontece nada? Simplesmente porque as suas patas não possuem a distância suficiente para gerar uma diferença de potencial (DDP), mas caso haja um desequilibro e ele se apoie de outra forma, como por exemplo tentar apoiar-se nas asas, ele será eletrocutado.
5-O adorável e extinto "dodô" era basicamente um pombo gigante
Cientistas que estudam genética afirmam que os pombos são os parentes vivos mais próximos da já extinta espécie de pássaro chamada "dodô".
6-Eles estão em todos os sítios onde os humanos também estão...
Atualmente estima-se que existam 260 milhões de pombos que habitam, figurativamente, cada cidade do mundo, vivendo e interagindo com humanos talvez mais do que qualquer outra espécie de animal no planeta.
7-Eles podem voar a mais de 160 km/h
Embora eles nem sempre demonstrarem isso, alguns pombos podem voar incrivelmente rápido e durante longas distâncias, sendo capazes de alcançar até mais de 160 km/h em breves momentos.
Redigido por: Lucas Ervedosa
Fotografia de: Júlia Aguiar
Comments
Post a Comment