No primeiro e terceiro sábado de cada mês, o Centro de Educação Ambiental está aberto com atividades dirigidas às famílias. Nestes sábados de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, todos podem realizar atividades experimentais, de expressão plástica, saídas de campo e observações de fauna e flora. Terão também oportunidade de ouvir diversos especialistas de várias áreas relacionadas com o ambiente.
Na sessão deste sábado, 14 de abril, a proposta deste programa é descobrir os insetos que povoam o Parque Oriental no Porto. Localizado na freguesia de Campanhã, este parque desenvolve-se ao longo das margens do rio Tinto, sendo o pinheiro-bravo (pinus pinaster) e o sobreiro (quercus suber) duas das suas espécies mais comuns a nível de flora.
Sem nos apercebermos da sua presença, os insetos são seres vivos que estão por todo o lado e que desempenham funções muito importantes na sustentabilidade dos ecossistemas. Assim sendo, a pergunta que serve de base a esta sessão que permite ficar a saber mais sobre os pequenos habitantes do Parque Oriental será “Que bichos são estes?”.
Esta sessão vai ser orientada por José Grosso-Silva, investigador do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.
O grupo de participantes deve encontrar-se na entrada do parque pela Avenida Francisco Xavier Esteves, junto ao Pavilhão Municipal do Lagarteiro. A participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição (via e-mail: dm.gestaoambiental@cm-porto.pt). É aberta a famílias e à população em geral, sendo que as crianças devem estar acompanhadas por um adulto durante toda a sessão.
Comments
Post a Comment