O Dia da Revolução dos Cravos é já hoje!




No dia 25 de abril comemora-se o dia da Revolução dos Cravos. Portugal vivia numa ditadura regida por Salazar, o Estado Novo. Não havia liberdade de expressão, religião, pensamento… Na noite de 24 para 25 de abril o Movimento das Forças Armadas (MFA) iniciou o processo de deitar abaixo o governo. Tudo começou com a música “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho. Esta música era uma das várias que tinham sido censuradas pelo governo e serviu de senha para o início do golpe de Estado. Uma vez que a população estava do lado do MFA e poucos eram aqueles que se aliaram ao Governo, este golpe resultou em apenas 4 mortes. No dia 25 de abril tudo acabou. Portugal deixou de ser uma ditadura.
       Apesar de Lisboa ter sido o palco principal neste dia, no Porto foram também tomados pelas Forças Militares o Quartel-General da Região Militar do Porto, a RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e a RCP (Rádio Clube Português). Apesar da tentativa do Ministro da Defesa enviar tropas de Braga para avançarem sobre o Porto, nada aconteceu pois também eles já tinham aderido ao golpe.


    Esta revolução é conhecida como a Revolução dos Cravos pois foram distribuídos cravos vermelhos pelos militares que os colocaram na ponta das suas espingardas.
       Todos os anos, a Câmara Municipal do Porto organiza uma série de atividades para comemorar este dia importantíssimo. Este ano não é diferente. Abaixo pode ver o programa.
O Porto Gardens foi à procura de floristas que vão vender cravos no dia 25 de abril e divulga aqui os preços, para te facilitar a escolha! Aqui está o que averiguamos:



A florista da Flor Natura ainda se lembra de ver a revolução a acontecer na Avenida dos Aliados. Tinha apenas 10 anos quando fugiu de casa para dar uma "espreitadela" e perceber o que estava a acontecer.
Preço por cravo: 75 cêntimos
Morada: Galerias Centro Comercial Trindade
Contacto: 220 998 871





A Rapid'flore é gerida por um casa bastante simpático e disponível.
Preço por cravo: 50 cêntimos
Preço por 20 pés: 4,5€
Morada: Rua Fernandes Tomás 553, 400-217 (em frente ao centro comercial La Vie)
Contacto: 223 324 902




Apesar de a florista Luziflor não estar aberta hoje também costuma vender cravos nesta altura do ano. Deixamos acima uma foto do arranjo belíssimo da florista Susana Santos feito para a União de Sindicatos do Porto.
Preço por cravo: 50 cêntimos
Morada: Rua do Morgado do Mateus 173, 4000-335 Porto
Contacto: 225 105 991

Passa pelo nosso blog amanhã e conhece um pouco mais sobre estas flores marcantes da História de Portugal. Vamos também partilhar fotos das comemorações nesse artigo, por isso, se participares envia-nos as tas fotos para o email portogardensup@gmail.com para as publicarmos!

Redigido por: Francisca Rehbein
Fotos: Júlia Aguiar

Comments