Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada



Se existe flor que caracteriza a primavera é sem dúvida o malmequer! Esta flor conhecida por miúdos e graúdos deixa todos os relvados da cidade do Porto cheios daquilo que ao longe parecem bolinhas brancas e amarelas.

O malmequer é uma designação atribuída a um vasto conjunto de espécies pertencentes à família das compostas. Algumas das flores pertencentes a esta família são também designadas por bem-me-quer, crisântemos, calêndula e margaridas.

     Também conhecido como margaridas, os malmequeres são os protagonistas do tão conhecido jogo de origem francesa, “bem-me-quer, malmequer, muito, pouco ou nada”. O jogo consiste em retirar uma pétala da flor para cada expressão (malmequer - uma pétala; bem-me-quer – outra pétala…) a última pétala dita se a pessoa em quem pensamos gosta ou não de nós, podendo ser muito, pouco ou nada. Aquele jogo que preencheu a infância de muitas de momentos engraçados.

     Nem à grandiosa Amália Rodrigues, fadista portuguesa, esta florzinha passou despercebida! Podes ouvir a sua música aqui.

        Como nos últimos dias o estado do tempo não tem sido o mais favorável podes não conseguir vê-las pois tornam-se quase que invisíveis quando fecham ficando camufladas no meio do relvado. Porém, basta um pequeno raio de sol para re-abrirem e tornar a nossa vida mais colorida!

     Não te esqueças de partilhar connosco as tuas descobertas! Queremos saber quantos malmequeres diferentes conseguem encontrar!


Redigido por: Francisca Rehbein
Fotografias de: Francisca Rehbein


Comments