iNaturalist e Seek: As apps que te ajudam a descobrir fauna e flora

Fotografia de Júlia Aguiar

iNaturalist é a aplicação onde consegues todas as informações que precisas sobre a fauna e flora que te rodeia.
Esta app, que de atualmente apenas se encontra disponível para sistema IOS, foi desenvolvida pelo iNaturalist, uma comunidade online de pessoas interessadas pela Natureza. Foi fundada por Nate Agrin, Jessica Kline e Ken-ichi Ueda e começou, em 2008, como parte de um projecto de mestrado na Universidade de Berkeley, EUA.

Resultado de imagem para inaturalist app icon
Logótipo App



Esta trata-se de mais um catálogo que já contém mais de 150 mil espécies e onde os utilizadores podem ir “colecionando” as diferentes espécies. A única diferença para o iNaturalist é que nenhum utilizador pode adicionar novas espécies mas sim apenas colecionar as que vai encontrando e já lá existem.

A ideia do iNaturalist é ser um espaço onde naturalistas, ecologistas e entusiastas pela natureza podem registrar e discutir as suas observações de fauna e flora no terreno, ajudando-se mutuamente trocando informações sobre as espécies encontradas. Neste momento já se encontram 147589 espécies observadas e tem cerca de 620634 pessoas inscritas na plataforma.
As suas descobertas são partilhadas em repositórios de dados científicos como Global Biodiversity Information Facility para auxiliar cientistas do mundo a encontrar e utilizar os seus dados.
É uma aplicação fácil de usar onde só é necessário tirar uma fotografia focada e próxima do ser vivo que queremos identificar e depois adicionar o máximo de dados que sabemos sobre a mesma. Deste modo, ou estamos a ajudar a conhecer novas espécies que não constem na aplicação ou a descobrir nós próprios mais sobre essa espécie, se ela já tiver sido identificada por outro usuário.
https://scontent.flis7-1.fna.fbcdn.net/v/t34.0-12/30020327_1685058264914837_67601057_n.png?_nc_cat=0&oh=a38f2ddd71f57df66805226ff8958d0b&oe=5AC7EBCB

A partir da aplicação iNaturalist, nasceu uma nova, do mesmo autor, a Seek. Esta trata-se de mais um catálogo que já contém mais de 150 mil espécies e onde os utilizadores podem ir “colecionando” as diferentes espécies. A única diferença para o iNaturalist é que nenhum utilizador pode adicionar novas espécies mas sim apenas colecionar as que vai encontrando e já lá existem.


Redigido por: Marta Costa
Video: Francisca Rehbein e Andreia Castro

Comments