Os motivos para teres flora na tua vida



Todos nós seguimos uma vida à procura de felicidade, sucesso, amor e principalmente saúde.

Porém, muitas vezes esquecemo-nos de um dos nossos maiores aliados para ter uma vida equilibrada, a flora. Tão rica e ampla de várias formas, são muitas as espécies de plantas catalogadas e talvez ainda não saibas que elas podem trazer não apenas benefícios à sua saúde mas também à tua mente, relações e até ajudar no trabalho.



E já que estamos a falar sobre a natureza, é correto afirmar que estamos a falar de todos os espaços abertos que são ornamentados com plantas, flores e vegetais. Sabias que em ambientes fechados ou com muita poluição, o corpo necessita de trabalhar mais para suprir as suas necessidades de oxigenação, ou seja, precisa de aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, o que não é bom para o nosso corpo?

Não deve ser novidade para ninguém que receber flores melhora muito o nosso dia. Este símbolo romântico e encantador teve início há muito tempo atrás, mas sabia que antes do fascínio pela sua delicadeza e cores, as flores eram entregues com outro simbolismo? Os homens recebiam flores como forma de recompensa ou gratidão por serviços prestados, assim como símbolo de conquista desportiva. Tanto que até hoje é possível ver atletas que sobem ao pódio em olimpíadas receber um ramo de flores juntamente com a medalha.



Pode até não ser óbvio para muitas pessoas, mas o Homem criou a sociedade como forma de se abrigar na natureza, as primeiras civilizações surgiram no meio da mãe natureza, no entanto é preciso salientar que hoje estamos mais distantes dela e que precisamos voltar a esse contacto para aprendermos novamente a vencer obstáculos. A natureza é quase um campo desconhecido para o homem moderno, como que se tratando de um labirinto, ajuda-o a pensar mais rápido perante desafios e imprevistos, como por exemplo o dilema de atravessar um rio sem ponte e pensar rapidamente numa forma para chegar ao outro lado. Deste modo desenvolvemos o nosso cognitivo em situações que precisam de agilidade e senso de sobrevivência. Ao fazer isto, percebe-se como os problemas do escritório ou de casa podem ser pequenos comparativamente aos grande desafios propostos pela natureza.


Mas nada melhor do que tirarmos as nossas próprias conclusões, não é verdade? Então coloque uns sapatos confortáveis e vê o sol, visita os parques e jardins da cidade do Porto, não te vais arrepender de correr pela relva e aproveita para tirar bonitas fotos com a fauna do Porto ou do mundo e partilhá-las através do Instagram para que as possamos ver com a hastag #myportogardens. Lembra-te de que a felicidade vem mas primeiro é necessário descobrir sozinho em que jardim ela está. Se precisar de umas dicas podes ler os artigos sobre este tema aqui no blog!

Redigido por: Lucas Everdosa
Fotografias de: Júlia Aguiar

Comments