“Era uma vez uma flor que era incapaz de se fixar em qualquer lugar. Das montanhas no Cazaquistão, o bulbo da flor vagueou da Pérsia à China chegando à Turquia. Até que um cientista holandês, levou o bulbo consigo para um pequeno país Europeu. Lá a flor apreciou o clima e o solo. Os habitantes apaixonaram-se imediatamente pela flor, tornando-a um símbolo nacional."
E foi assim, como uma história de conto de fadas, que as tulipas ganharam admiradores da Holanda até Portugal e esta é a novidade do momento para os habitantes da charmosa e irreverente cidade do Porto.
Com a chegada da primavera elas espalham-se pelos canteiros de flores da cidade nas mais variadas cores. Vão deixando cada rua uma mais colorida que as outra, são amarelas, vermelhas e até roxas tornando assim cada vez mais difícil a escolha da mais bonita.
Uma das curiosidades sobre as tulipas é o facto de serem flores ornamentais, do género de plantas liliáceas, e são formadas por uma única flor em cada haste, com folhas alongadas, apresentando seis pétalas ou na forma de pétalas dobradas, podendo atingir de 30 a 60 cm de altura.
Pela aparência das pétalas ser semelhantes à forma de dobrar o tulbend, nos turbantes usados pelos homens da região ocidental, o nome desta flor é originalmente turco.
Sendo a irmã mais audaciosa das rosas, as tulipas são consideradas uma das flores mais bonitas da estação e são cobiçadas não só pelos admiradores da flora do Porto, como já há muito tempo que ocupam um lugar de grande destaque nas revistas de jardinagem, passando pelo mundo da moda. Desta forma, estas flores ornamentais mostram-se cada vez mais diversificadas e interessantes pelo seu toque de ousadia que demonstra a sua singularidade.
Entre os significados das tulipas é de referir que cada uma delas tem uma cor que representa um conceito distinto. As tulipas pretas são sinónimo de elegância e sofisticação, as laranjas representam vitalidade e vigor, já as brancas significam perdão, amarelas são luz do sol e prosperidade, as roxas vão do luxo a tranquilidade e, por fim, as vermelhas representam o amor verdadeiro e eterno.
Redigido por: Lucas Ervedosa
Fotografia: Júlia Aguiar
Comments
Post a Comment