Já parou para pensar nas Gaivotas?



É impossível andar pelas ruas da cidade do Porto e não ver uma gaivota, uma vez que a cidade se situa numa zona costeira.

Esta ave está tão presente na cidade que já faz parte do dia a dia de muitos portuenses, que muitas vezes quase esbarram nestes animais, mas poucos são aqueles que dão alguma atenção a esta espécie.

Assim, ficam aqui ficam algumas curiosidades sobre as nossas amigas gaivotas:

1- Como passam grande parte do seu tempo perto de águas salgadas, as gaivotas desenvolveram a capacidade de filtrar a água salgada e torná-la potável.
2- Estas aves não são conhecidas por darem importância às relações tanto entre a espécie como com outra espécies, daí terem atitudes bastante agressivas não só entre elas mas também com humanos.
3- São canibais! É verdade, devido a este desprendimento emocional entre os membros da espécie, as gaivotas muitas vezes comem não só crias de outras gaivotas como podem atacar outras gaivotas adultas com o propósito de as comer.
4- A maior gaivota do mundo chama-se black-backed e tem 1,5 metros de envergadura, já a mais pequena, conhecida como “pequena gaivota”, mede pouco mais de meio metro.
5- São boas com a meteorologia! Já ouviu o provérbio “gaivotas em terra tempestade no mar”? Se não, agora já sabe, quando vir muitas gaivotas longe do mar é porque o mau tempo se aproxima.
6- Quanto ao local para chocarem os seus ovos as gaivotas não são esquisitas, fazem ninho em qualquer lugar, rochas, ervas, telhados, nos ramos das árvores ou mesmo dentro de troncos!
Sabes mais alguma coisa sobre gaivotas? Não hesites! Deixa um comentário e partilha connosco o teu conhecimento!!


Redigido por: Francisca Rehbein
Fotografias: Júlia Aguiar e Francisca Rehbein

Comments