Herpetologia - uma ciência pouco conhecida



Imagem: getty images

A cidade do Porto tem uma biodiversidade muito rica no que diz respeito a répteis e anfíbios. É possível afirmar que estas espécies estão mais presentes na área metropolitana do Porto, comparado a alguns parques naturais.
Herpetologia é ainda desconhecida por muitos. É um ramo da ciência da área de zoologia, que estuda a ecologia, o comportamento, a fisiologia e paleontologia dos répteis e anfíbios.
No grupo dos répteis estão incluídas as cobras, lagartos, tartarugas e tartarugas marinhas, cágados, crocodilos, tuataras e anfisbenídeos. Assim neste grupo temos os animais vertebrados de pele grossa  possíveis de encontrar tanto em meio terrestre como em meio aquático.


               
             Imagem:getty image
 
  Imagem:getty image








Do grupo dos anfíbios fazem parte seres como as rãs, sapos, tritões, cobras-cegas e salamandras. Estes são caracterizados como animais vertebrados de pele fina e podem ser encontrados em ambientes húmidos e de água doce, possuindo também a capacidade de presenciar o ambiente terrestre.
O estudo da herpetologia é fundamental para a vida humana. É a partir do estudo  de toxinas e venenos produzidos por anfíbios que os conseguimos utilizar na medicina para obtenção de antídotos e medicamentos benéficos para o ser humano.
São várias as ameaças à sobrevivência de répteis e anfíbios. A degradação dos habitats, a introdução de espécies exóticas e a presença do Homem no habitat destas espécies, principalmente no meio agrícola, para além das alterações climáticas, que afetam sobretudo os anfíbios.


Imagem: getty images

Como forma de dinamizar esta área de estudo surge em 2015 a Associação Portuguesa de Herpetologia (APH) que é uma associação científica sem fins lucrativos. Tem como objetivos a promoção e o desenvolvimento da investigação na área de herpetologia, bem como influenciar, divulgar e cooperar com outras entidades e o público em geral.
Portugal é um dos países que se caracteriza por uma vasta diversidade herpetológica que contribui positivamente para o património natural do nosso país.


Redigido por: Marta Santos

Comments

Post a Comment