Camélias invadem o Porto este fim-de-semana

       A 23ª Exposição de Camélias no Porto acontece nos dia 3 e 4 de março. O tradicional evento está de volta ao local da sua edição de 2015, o Mosteiro de São Bento da Vitória.

     Uma exposição que teve a sua primeira edição em 1984 ainda hoje desperta o interesse dos mais variados públicos, desde colecionadores, produtores ou simples admiradores da espécie. Numa organização que alia a Câmara Municipal do Porto e a Associação Portuguesa de Camélias, este evento convida toda a gente a vir conhecer esta flor de inverno, trazida do Japão no começo do século XIX. Já bem adaptadas ao clima do Porto já valeu à cidade a descrição de ser “um rio que corre entre camélias”.

       O carácter competitivo da mostra mantêm-se. Vão ser eleitas a Melhor Camélia e ainda a Melhor Camélia de Origem Portuguesa. Para além das exposições vão decorrer atividades complementares no mesmo espaço, tais como um mercado de camélias, quatro sessões de teatro de sombra encenado por Beniko Takana, artista plástico, uma cerimónia de chá e várias oficinas em torna da camélia e todas elas de participação gratuita.

       As camélias são flores muito representativas no que diz respeito à sua beleza e forma, as suas pétalas criam desenhos firmes e com uma geometria que parece esculpida por artistas renascentistas. Além do mais, era o símbolo do movimento abolicionista, sendo utilizada por personalidades como a princesa Isabel e outras damas da sociedade da época.

       Admiradores, entusiastas, leigos... Das grandes famílias as menores, dos pequenos aos adultos, a programação estende-se durante todo o fim de semana e é direcionada todos os públicos.

       A exposição tem inicio às 14h30 até às 19h no sábado, dia 3 de março e no domingo, das 10h até às 19h e conta com entrada livre. Pode consultar a programação aqui.

Comments