Aves raras no Parque da Cidade do Porto

O Parque da cidade do Porto é considerado o maior parque urbano do país. Situa-se numa das zonas mais conhecidas da cidade, Matosinhos.
A fauna e a flora deste local tornam-no um lugar característico pela sua beleza e diversidade.
Ao visitar o parque pela frente marítima pode avistar o lado mais pequeno do parque que, pelo facto de se ser mais próximo do mar é frequentemente visitado por aves marinhas como a gaivota de asa escura, a gaivota-argêntea e o guincho-comum.
Guincho-comum | Luís Barcelos


Seguindo em direção a Este, o terreno é relvado e podem ser observados o pardal-comum, a alvéola-branca e os bandos de estorninhos-malhados.
Por outro lado, se continuar nesse sentido, chegará à zona central do parque, onde se situa um lago retangular ocupado por espécies como a garça real, o pato-real e a galinha d’água.
Galinha d’água | CERVAS
Ao visitar o maior lago do Parque da Cidade do Porto, é possível observar as garças-boieiras e os piscos de peito ruivo.
Pisco de peito ruivo | Aves de Portugal
É na entrada “Norte” que se localiza a zona mais arborizada do parque. Constituída por pinheiros e eucaliptos de extensas dimensões, esta zona é bastante propícia à visita de aves como o pombo-torcaz, a pega-rabuda, a rola-turca e o melro-preto.


Assim, é de salientar que este parque possui para além de um vasto espaço de lazer, descontração e atividades na natureza, um extenso conteúdo de espécies de aves que ali residem.

Redigido por: Rita Lopes




Comments